sábado, 15 de junho de 2013

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Os termos distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem tem sido utilizados de forma aleatória, tanto na literatura especializada como na prática clínica e escolar, para designar quadros diagnósticos diferentes.

O termo “transtorno” é usado por toda a classificação, de forma a evitar problemas ainda maiores inerentes ao uso de termos tais como “doença” ou “enfermidade”. “Transtorno” não é um termo exato, porém é usado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado, na maioria dos casos, a sofrimento e interferência com funções pessoais (CID - 10,1992: 5).

Os Transtornos de aprendizagem afetam o modo como uma pessoa entende, lembra-se e responde a novas informações. Pessoas com distúrbios de aprendizagem podem ter problemas:
·         Ouvir ou prestar atenção
·         Falar
·         Leitura ou escrita
·         Fazer matemática
Embora os transtornos de aprendizagem ocorram em crianças muito jovens, eles geralmente não são reconhecidas até que a criança atinja a idade escolar. 

O QUE SÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
Para alguém diagnosticado com uma deficiência de aprendizagem, pode parecer assustador no começo. Mas a dificuldade de aprendizagem não tem nada a ver com a inteligência de uma pessoa - afinal, as pessoas bem-sucedidas, como a Walt Disney, Alexander Graham Bell, e Winston Churchill todos tinham dificuldades de aprendizagem.

Dificuldades de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade do cérebro para receber, processar, analisar ou armazenar informações. Estes problemas podem tornar difícil para o aluno aprender tão rapidamente como alguém que não é afetado por dificuldades de aprendizagem.

QUAIS SÃO OS SINAIS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
Você não pode dizer só de olhar que uma pessoa tem uma dificuldade de aprendizagem, que pode fazer dificuldades de aprendizagem difícil de diagnosticar.

Dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam pela primeira vez quando uma pessoa tem dificuldade em falar, ler, escrever, descobrir um problema de matemática, comunicando-se com um dos pais, ou prestando atenção na aula. Algumas dificuldades de aprendizagem da criança pequena são diagnosticadas na escola quando um professor percebe que a criança não consegue seguir as instruções de um jogo ou está se esforçando para fazer o trabalho que ele ou ela deve ser capaz de fazer facilmente.

Mas outras crianças desenvolvem formas sofisticadas de encobrir seus problemas de aprendizagem, de modo que o problema não foi descoberto na fase escolar dificultando a vida mais tardiamente. A maioria das dificuldades de aprendizagem caem em uma das duas categorias: verbais e não verbais.

Pessoas com dificuldades de aprendizagem verbais têm dificuldade com as palavras, tanto falada e escrita. A deficiência mais comum e mais conhecido aprendizagem verbal é a dislexia ,o que faz com que as pessoas tenham dificuldade em reconhecer ou processamento de letras e os sons associados a eles.

Pessoas com deficiência de aprendizagem não-verbais podem ter dificuldade em processar o que vêem. Eles podem ter dificuldade em fazer sentido de detalhes visuais, como números em um quadro negro. Alguém com dificuldade de aprendizagem não-verbal pode confundir o sinal de mais com o sinal de divisão, por exemplo. Alguns conceitos abstratos como frações pode ser difícil de dominar para pessoas com dificuldades de aprendizagem não-verbais.

COMO É CAUSADO?
Ninguém é sabe exatamente certo o que causa dificuldades de aprendizagem. Mas os pesquisadores têm algumas teorias a respeito de porque eles desenvolvem, incluindo:
·         Influências genéticas. Especialistas notaram que dificuldades de aprendizagem tendem a ocorrer em famílias e acham que a hereditariedade pode desempenhar um papel. No entanto, os pesquisadores ainda estão debatendo se dificuldades de aprendizagem são, na verdade, genética, ou se eles aparecem nas famílias, porque as crianças aprendem e modelar o que seus pais fazem.
·         O desenvolvimento do cérebro. Alguns especialistas pensam que dificuldades de aprendizagem podem ser rastreadas para o desenvolvimento do cérebro, tanto antes como depois do nascimento. Por esta razão, problemas como baixo peso ao nascer, a falta de oxigênio, ou nascimento prematuro pode ter algo a ver com dificuldades de aprendizagem. As crianças que recebem lesões na cabeça também podem estar em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem.
·         Impactos ambientais. Lactentes e crianças jovens são suscetíveis a toxinas ambientais (venenos). Por exemplo, você pode ter ouvido como chumbo (que pode ser encontrado em algumas casas antigas na forma de tinta com chumbo ou canos de água de chumbo) às vezes é pensado para contribuir para dificuldades de aprendizagem. A má nutrição no início da vida também pode levar a dificuldades de aprendizagem na vida adulta.

COMO VOCÊ SABE SE VOCÊ TEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
Só porque você tem problemas para estudar para um teste não significa que você tem uma dificuldade de aprendizagem. Há tantos estilos de aprendizagem, pois há indivíduos. Por exemplo, algumas pessoas aprendem fazendo e praticando, enquanto outros aprendem ouvindo (como em sala de aula) ou preferem ler material.

Algumas pessoas são naturalmente mais lentas ou maiores leitoras  que outras, mas ainda assim possuem um bom desempenho para a sua idade e habilidades. Às vezes, o que parece ser uma dificuldade de aprendizagem é simplesmente um atraso no desenvolvimento, a pessoa acabará por acompanhar - e talvez até mesmo ultrapassar - seus pares.

Mas muitas pessoas com dificuldades de aprendizagem luta por um longo tempo antes que alguém perceba que há uma razão que eles estão tendo tanta dificuldade de aprendizagem. Para a maioria das pessoas em seus anos de adolescência, o primeiro sinal indicador da maioria das dificuldades de aprendizagem ocorre quando eles percebem que há uma desconexão entre o quanto eles estudaram para um teste e como ele realiza. Ou pode ser apenas o sentimento que uma pessoa tem de que algo não está certo. Se você está preocupado, não hesite em partilhar os seus pensamentos com um pai ou um professor.


O primeiro passo para o diagnóstico de uma deficiência de aprendizagem é a exclusão de visão ou problemas de audição. Uma pessoa pode, então, trabalhar com um psicólogo ou especialista em aprendizagem que irão utilizar testes específicos para ajudar a diagnosticar a deficiência. Muitas vezes, estes podem ajudar a identificar os pontos fortes de aprendizagem da pessoa e fracos, além de revelar uma determinada dificuldade de aprendizagem.

FONTE: