domingo, 2 de dezembro de 2012

Diretrizes de comportamento - Autismo (PARTE I)

Aqui, nós damos-lhe uma visão geral de algumas das dificuldades comportamentais que podem ser experimentados por crianças ou adultos com um transtorno do espectro do autismo

Por que meu filho tem dificuldades de comportamento?

Há uma série de razões por que as crianças com transtorno do espectro do autismo têm dificuldades com o comportamento. O mundo pode ser um lugar confuso e assustador para o seu filho e as suas dificuldades fundamentais que são de comunicação e interação social muitas vezes são a causa raiz do comportamento difícil. Há algumas outras razões possíveis, também. É importante dizer que o comportamento da criança não é  causada por maus pais e não é culpa da criança. Pode parecer como se o comportamento difícil da sua criança é sempre apenas dirigido a você - especialmente se ele tende a acontecer em casa, não na escola. Vocês não são os únicos nesta situação, embora saibamos que às vezes pode se sentir assim.

Comunicação
Crianças com autismo podem experimentar uma série de dificuldades com a comunicação:
  • comunicação com outras pessoas (linguagem expressiva)
  • compreender o que está sendo dito a eles (linguagem receptiva)
  • comunicação de compreensão não-verbal, como expressões faciais e linguagem corporal (Maio, 2005).
Devido a estas dificuldades as crianças podem achar que é difícil de comunicar as suas necessidades ou para entender o que outras pessoas estão dizendo a eles, ou pedindo-lhes para fazer.Isto pode causar uma considerável frustração e ansiedade, que, se não pode ser expressa de qualquer outra forma pode resultar em comportamento desafiador.

Situações sociais
As dificuldades de comunicação podem ter impacto sobre como as crianças lidam com situações sociais. Eles podem encontrar situações sociais muito exigentes ou estressantes, porque eles têm que trabalhar duro para se comunicar com outras pessoas (Whitaker, 2001).
Nem todas as crianças com TEA vai entender que outras pessoas têm pontos de vista diferentes dos seus. Isso também pode tornar as situações sociais difíceis. Elas podem não entender "regras sociais" - as regras não escritas que regem as situações sociais, tais como a proximidade de ficar com outras pessoas ou a forma de tomar uma volta na conversa. Isto é especialmente verdadeiro se as crianças se encontram em uma situação nova e desconhecida. Portanto, situações sociais pode ser assustador e imprevisível. Algumas crianças podem se envolver em um comportamento particular para tentar evitar o contato social (Maio, 2005).

Tempo livre
Elas têm dificuldade em compreender o sequenciamento do tempo. Assim, muitas crianças têm  horários para que eles possam ver e saber o que vai acontecer. No entanto, quando o tempo não é estruturados, tais como os intervalos na escola , que pode ser barulhento e caótico, pode ser difícil de lidar. Isto porque é difícil para as crianças prever o que vai acontecer e como eles devem se comportar (Maio, 2005). 

Razões médicas
Se o comportamento da criança mudou de repente, verificar se não há uma razão médica para a angústia. As crianças podem achar que é difícil de dizer às pessoas como se sentem, ou quando algo dói, mesmo que a sua comunicação verbal é geralmente boa.
Algumas crianças têm convulsões que podem causar irritabilidade e confusão, ou problemas gastrointestinais, que podem ser dolorosas (Clements, 2005). Você pode tentar usar um gráfico de dor para ajudar o seu filho indicar onde ele ou ela está sentindo desconforto: o perfil da dor pediátrica (PPP) é um deles.  Você também pode achar que um retorno de comportamento particular durante períodos de doença. Se este for o caso, tente usar uma estratégia que funcionou antes de superá-lo novamente (Maio, 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário