Dificuldades sensoriais
- Sabe-se que os indivíduos que têm um TEA muitas vezes experimentam dificuldades sensoriais. Isto é freqüentemente negligenciado como uma possível causa do comportamento, mas talvez precise ser considerado quando se vai ao cabeleireiro.
- Muitas pessoas têm dificuldades no seu sistema de toque. O toque pode ser muito doloroso para alguém com um TEA que pode tornar um corte de cabelo muito difícil. Myles et al (2000) fornece sugestões a respeito de porque uma criança pode não gostar de ter um corte. Um indivíduo pode não gostar do cabeleireiro, de escova-los e de lavar os cabelos. E a sensação da tesoura ou vibração dos cortadores de cabelo pode ser muito desconfortável. Ao ter um corte de cabelo, uma toalha ou um pano é colocado geralmente em torno dos ombros e pescoço de um indivíduo que, novamente, pode agravar. O cabeleireiro ou barbeiro também vai precisar ficar perto do indivíduo, e pode encostar neles, o que pode ser angustiante.
- Pode ser desconfortável para um indivíduo para inclinar o cabelo para trás ou para frente ao ter seu corte de cabelo. Isso pode ser um problema especialmente quando se tem de inclinar a cabeça para trás para lavar seus cabelos. O spray de água também pode ser bastante irritante para alguém com um TEA (Myles et al 2000).
- Se uma criança é sensível ao ruído, então isso precisa ser considerado quando se vai ao cabeleireiro. Ele pode ter experiência com o sons barulhentos de secadores de cabelo, máquinas de cortar cabelo e ruído de fundo. A maioria dos cabeleireiros tendem a ter uma iluminação forte e as luzes brilhantes podem refletir a partir dos espelhos que causam desconforto. Alguns indivíduos podem também encontrar o forte cheiro de produtos de cabelo muito desagradáveis.
Outros problemas
Se é a primeira visita do seu filho ao
cabeleireiro, ele não sabe o que esperar.
Se não houve preparação para o que é de se esperar nos cabeleireiros, a visão
de uma pessoa desconhecida com um par de tesouras perto da cabeça da criança
pode ser muito assustador.
Às vezes pode haver uma determinada palavra
que desencadeia uma reação negativa. Por exemplo 'corte” . Também pode
haver o problema do indivíduo não compreender a razão pela qual eles devem ter
o seu corte de cabelo, e não pode, na verdade, quer o cabelo se torne mais
curto.
Possíveis soluções
Há uma série de maneiras em que você
pode ajudar seu filho a se preparar para a experiência de ter um corte de
cabelo. A seguir são sugestões que você pode querer tentar.
- Muitos pais descobriram que o que pode ajudar uma criança é assistir outra pessoa cortando o cabelo para que eles tenham uma visão sobre o que esperar. Se possível, poderia ajudar a fazer um vídeo, talvez de um irmão, indo ao cabeleireiro. Isto pode incluir o corte de cabelo.
- Algumas crianças mais jovens podem beneficiar da brincadeira simbólica, fingindo cortar o cabelo de uma boneca. Seria importante fazer isso de forma tão real quanto possível, e enfatizando os aspectos sensoriais que fazem parte do processo (Myles et al 2000).
- Histórias sociais foram desenvolvidos por Carol Gray para ajudar as pessoas que têm um transtorno do espectro autista a desenvolver uma maior compreensão social. Estes podem ser um recurso extremamente útil para ajudar a explicar por que temos o nosso corte de cabelo, e sobre o processo de ter um corte de cabelo. Em meu livro histórias sociais (Gray 2002), há uma série de exemplos de histórias sociais sobre ter um corte de cabelo. Este é um bom ponto de partida para introduzir o corte de cabelo para uma criança. Para mais informações sobre histórias sociais e ajuda para escrever seu próprio, veja o seguinte site: www.thegraycenter.org / writing_social_ stories.htm
.jpg)
- Há outras maneiras em que o uso do suporte visual também pode ser útil. Ao invés de surpreender a criança quando o corte de cabelo está acontecendo, pode ser útil para usar um símbolo corte de cabelo em um calendário, para que a criança esteja consciente de quando isso ocorrerá. Ela pode ajudar a escolher uma nomeação do cabelo perto do início ou no final do dia, quando é provável que seja mais tranquilo. Informar os cabeleireiros que seu filho pode tornar-se muito ansioso, se ter de esperar por sua nomeação. È necessário deixar ciente o cabeleireiro da necessidade de estar pronto quando você e seu filho entrar no estabelecimento. Se tiver reservado um compromisso, então seria útil usar um calendário visual para o dia, com talvez uma atividade mais agradável depois do corte de cabelo.
- A criança também pode gostar de saber quanto tempo o corte de cabelo vai durar. Ao usar um timer, você pode mostrar visualmente quando o corte de cabelo começa e termina. Seria útil para definir o temporizador para um pouco mais longo do que o previsto, para evitar que o cronômetro terminando quando o corte de cabelo ainda não foi concluído.
- De um modo semelhante as histórias em quadrinhos, um quadro simples de sequencia das ações podem ser utilizados ao mesmo tempo durante o corte de cabelo, para avisar a criança do que acontece em seguida. Isso pode ser usado em conjunto com advertências verbais do cabeleireiro para dizer o que vai fazer em seguida. É importante que o cabeleireiro forneça instruções verbais do processo, de modo a não alarmar a criança quando sua cabeça esteja sendo tocada ou quando cadeira esteja sendo levantada. Também é importante que, quando falar com o filho, o cabeleireiro esteja ciente da necessidade de manter a sua linguagem clara e simples
- Alguns pais acham que colocar a criança com fones de ouvido e com a sua música favorita ajuda a manter a criança mais calma. Isso pode ajudar a fechar o ruído de fundo, que pode incomodar seu filho. Se este for usado,as informações visuais devem ser claras para indicar quando o cabeleireiro vai tocar a criança. Um número de cabeleireiros terão livros ou brinquedos para entreter a criança ao ter seu corte de cabelo, no entanto, pode ser mais benéfico trazer livros favoritos ou os brinquedos de casa, mesmo um jogo de computador de mão pode oferecer distração valiosa.
- Se o seu filho é muito sensível a odores fortes e se seu cabelo for cabelo lavado no cabeleireiro, então seria aconselhável levar shampoo sem perfume ou xampu que ele / ela é usa em casa (Myles et al, 2000). Se a criança resiste de ter seu cabelo escovado, em incentive - o a escovar seu próprio cabelo.
- Muitos pais acham mais fácil o cabeleireiro vir para a casa para cortar o cabelo de seu filho. Isto iria eliminar a emissão de um ambiente novo, no entanto, toda a preparação, como mencionado acima, deve ainda ser considerado. Uma palavra de advertência com isso é que, se é uma experiência particularmente ruim para a criança, então não pode ser um problema causado por associar esta experiência com a sala onde eles tiveram seu corte de cabelo. No entanto, esta é apenas uma pequena consideração quando se pensa em aspectos práticos de ter o corte de cabelo em casa.
- Se você optar por ter o corte de cabelo em casa, você precisará garantir que a há um espelho disponível para que a criança esteja consciente do que está acontecendo, enquanto a cabeleireira está de pé atrás deles. Qualquer toque inesperado (se não avisado ou se a criança não consegue ver quando está sendo tocado) pode causar mais ansiedade.
- Alguns pais descobriram que o corte de cabelo é mais fácil abraçando a criança em seu colo. Isto pode fornecer uma pressão suave que pode ter um efeito calmante para a criança e reduzir a sua ansiedade, enquanto estejam tendo seu corte de cabelo.
- Se você escolher um corte de cabelo em casa ou no cabeleireiro, pode ser útil fornecer a pessoa que irá cortar os cabelos informações sobre TEA antes do corte.Também falar com eles especificamente sobre seu filho e sobre reações esperadas, e não hesite em fornecer estratégias e sugestões que possam tornar a experiência mais fácil.
- Estas são apenas sugestões que os pais podem querer tentar, e como um pai, você vai conhecer a sua criança. Alguns pais podem relatam que todos os itens acima foram tentados antes e não ajudou na situação. Os pais dessa forma descobriram que, eles têm que recorrer a corte de cabelo de seus filhos enquanto eles estão dormindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário