Várias são as dúvidas que surgem quando o assunto é referente às doenças reumáticas. Um dos primeiros erros a corrigir é a denominação. Reumatismo não é o nome de uma doença, e sim de um conjunto que engloba mais de 120, e abrange desde a artrite reumatóide, lúpus, osteoporose até osteoartrites e vasculites.
Tradicionalmente, reumatismo é considerado uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões de caráter não traumático. As doenças reumáticas mais comuns, são:
· Artrite Reumatóide
· Lupus Eritematoso
· Escleroderma
· Dermatose e polimiosite
· Doença Mista do tecido conjuntivo.
· Fibromialgia
· Osteoartrose
· Gota
A maioria destas doenças se manifesta com sintomas clínicos de dor ou rigidez em articulação das mãos,joelhos, coluna e outras, podendo também existir nódulos subcutâneos, inflamação ocular, aumento dos linfonodos, pericardite (inflamação do coração), aumento do baço, febre e outros.
Como a apresentação clínica destas doenças pode ser um tanto confusa inicialmente, o que se recomenda é que as pessoas portadoras de doenças reumáticas estejam em acompanhamento médico regular, e ao aparecimento de sintomas como a fadiga, falta de ar ao esforço ou em repouso, tosse seca ou outra mudança, notifiquem os seus médicos, e estes os encaminharão ao Pnemologista, se necessário.
A reabilitação do paciente reumático pode começar de imediato com o curso da doença ou iniciar com o paciente hospitalizado, e tem como características a prevenção e a adaptação.
FONTE:
http://www.reumatologia.com.br/
FONTE:
http://www.reumatologia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário