As pessoas, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, que se deparam com alguma dificuldade, doença ou deficiência que ameace a sua funcionalidade na sociedade. Será falado a seguir como se dá a abordagem terapêutica em cada nível de desenvolvimento.
Abordagem com Crianças e Jovens
A intervenção de um Terapeuta Ocupacional (T.O.) em pediatria, pode abranger problemas diversos nos componentes sensório-motor, cognitivo, psicológicos e psicossociais revelando-se na criança e/ou adolescente dificuldades nas diferentes áreas de desempenho (Atividades da Vida Diária, Produtivas e de Lazer). De acordo com a idade, a intervenção em Terapia Ocupacional, pode centrar-se em diferentes abordagens terapêuticas, cabendo ao terapeuta a optar pela que será a melhor para necessidades do paciente.

A forma mais frequente de se trabalhar com crianças é a partir de jogos e atividades lúdicas, pois promove com mais facilidade e rapidez, a aprendizagem e o desenvolvimento de competências para o desempenho de atividades ocupacionais. E é na infância que a assistência precisa ser iniciada, e quanto mais jovem, maior a facilidade para aprender. E é importante lembrar que em tratamentos com crianças, a participação da família e de professores, é fundamental.

Durante esta fase o indivíduo é uma elemento ativo e participante da sociedade, desempenhando vários papéis ocupacionais nas três áreas de desempenho: Atividades de Vida Diária, Atividades produtivas e de trabalho, Atividades recreativas e de lazer.
Porém, um adulto com certo tipo de patologia ou incapacidade parece gerar maiores dificuldades, pois afeta o seu desempenho ocupacional em áreas que antes eram normais. Esta desordem vai gerar um desequilíbrio no núcleo familiar a nível afetivo, emocional, social e econômico, se este elemento desempenhar atividades produtivas cuja remuneração contribui para o orçamento familiar. Este indivíduo pode expressar como atividade significativa para o seu desempenho a atividade laboral, sendo desejada, necessária ou exigida pelo meio. Em parceria com o Terapeuta Ocupacional, esta poderá ser definida como finalidade para a sua reabilitação: "Retorno do ao desempenho da sua atividade laboral".Em determinados casos, o tratamento com adultos foca na reabilitação de capacidades, com o objetivo de proporcionar o máximo de independência funcional.
O objetivo é fazer uma intervenção que possibilite a recuperação, reabilitação ou maximização. Mas como, infelizmente, nem sempre é possível retornar ao papel de antes, o terapeuta precisa auxiliar o paciente a se adaptar à nova condição.
Idosos
Devido ao envelhecimento, as alterações no organismo se tornam maiores, há um declínio das funções dos órgãos. A desorganização estrutural é progressiva, e é nessa fase da vida que as doenças surgem com maior frequência, gerando certos graus de incapacidade.
Portanto, devido à tantas mudanças, o tratamento para idosos normalmente é acompanhado por um método e uma equipe multidisciplinar, para que se adaptem da melhor forma possível à tudo, não perdendo a capacidade e autonomia.
Em muitos casos, por mais que um idoso saiba que tem uma doença, não pode se sentir incapaz, nem "morto" em seu meio social. Mesmo estando na última fase da vida, é necessário que o idoso faça atividades, alcançando expectativas, desejos, mantendo-se ativo, e adquirindo uma boa qualidade de vida. Para isso é importantíssimo, que se mantenham sempre ocupados
O Terapeuta ocupacional tem o objetivo de proporcionar ao idoso a possibilidade de viver de forma sadia o processo de envelhecimento. Isto significa para o idoso realizar as suas atividades significativas diariamente, de acordo com o seu grau de independência.
A T.O. vale-se de atividades selecionadas, que são consideradas importantes para o idoso, estimulando as atividades de vida diária, produtivas e de lazer. Pretende colaborar com o indivíduo para que ele realize de forma satisfatória e adequada as atividades que o levam ao seu desenvolvimento e ao domínio de si e de seu meio.
Fontes:
http://www.terapeutaocupacional.com.br/definicao.htm
http://toonline.no.sapo.pt/
http://terapia-ocupacional.info/
Nenhum comentário:
Postar um comentário