segunda-feira, 2 de maio de 2011

Terapia Ocupacional: já ouvi falar, mas não sei o que é..

Existem diversas definições espalhadas pelo mundo a respeito da definição do que seja Terapia Ocupacional, postarei algumas e fica a critério de vocês escolher aquela que melhor esclarece a respeito do que seja a profissão. Eu, particularmente gosto muito de duas definições que são a da Jordânia e a Sueca..

Definição Organização Mundial de Saúde - OMS
Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico  para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde.

Associação Canadense de Terapia Ocupacional (dezembro, 1994)
Terapia Ocupacional, como o nome indica, usa a ocupação para promover e manter a saúde, e prevenir ou remediar disfunções como resultado de enfermidades, lesões, envelhecimento, desvantagem ou deterioramento social como resultado de incapacidades. Ocupação se refere a qualquer atividade ou tarefa necessária para o cuidado pessoal (por exemplo comer, vestir-se), produtividade (por exemplo escola, trabalho, atividades domésticas), ou tempo livre (por exemplo lazer, atividades de recreação). A ocupação é considerada como essencial para a saúde. 

Associação de Terapeutas Ocupacionais da Jordânia
É a arte e a ciência de avaliar e tratar déficits físicos e mentais através do uso específico de atividades terapêuticas selecionadas, guiadas e adotadas pelo Terapeuta Ocupacional com o propósito de conseguir o nível ótimo de independência em todos os aspectos da vida diária. 

Associação de Terapeutas Ocupacionais da Nova Zelândia (fevereiro, 1995)
Terapia Ocupacional é uma profissão da saúde que ajuda as pessoas que apresentam déficits ou disfunções, a participar e aumentar sua independência em atividades requeridas para o cuidado pessoal, trabalho, tempo livre e lazer. Através do processo de resolução de problema que envolve avaliação e objetivos a alcançar, os clientes/pacientes são assistidos para obter função, desenvolver habilidades existentes ou potenciais e habilidades requeridas para serem membros ativos da comunidade. O Terapeuta Ocupacional está capacitado a compatibilizar demandas e desafios de uma atividade com o ambiente e os interesses do cliente/paciente. Os serviços de terapia Ocupacional são oferecidos a pessoas de forma individual, grupal ou dentro de sistemas sociais

Associação Sueca de Terapeutas Ocupacionais (outubro, 1994)
O propósito da Terapia Ocupacional é desenvolver a capacidade dos pacientes para viver dignamente de acordo com seus desejos e necessidades e em relação as demandas da sociedade. O significado pelo qual o Terapeuta Ocupacional pode realizar esse propósito é por que envolve o desenvolvimento das capacidades ativas do paciente e através de terapia ocupacional previne que essas capacidades se deteriorem e, em casos pertinentes, as compensa de maneira que os pacientes possam desempenhar suas atividades diárias.
O propósito da Terapia Ocupacional e o significado descrito para realizá-lo está baseado nos seguintes supostos com respeito a natureza, saúde e atividade das pessoas, e por onde representa o aspecto humano da terapia ocupacional: - As pessoas são de natureza ativa e capazes de desenvolver-se. - A experiência e o conhecimento das pessoas sobre o mundo que as rodeia pressupõe atividade. - O desenvolvimento das pessoas depende da atividade e da ação. - As pessoas são essencialmente autônomas. - As pessoas são essencialmente sociais, participam em atividades e interagem com outros. - As pessoas podem influir em sua saúde por meio da atividade e da ação. - A saúde das pessoas requer equilíbrio entre atividade e descanso.

Crédito de Imagem: http://www.dgroup.com.br/apto/imagens/mural2.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário